Publicações Haven Engenharia
Iniciando a carreira com o mercado em reestruturação
Helio Neves Jr, 17/07/2020
Frente à crise atual e buscando as adaptações necessárias para o momento que estamos, muitas organizações estão adotando uma nova distribuição dos profissionais que formarão o perfil da empresa. Para isto, a idade e o nível de conhecimento tem sido fatores relevantes. Isto tem formado o conceito do "mercado em restruturação". Dos mais novos, são exigidos conhecimentos impossíveis de terem sido acumulados e os mais velhos são retirados do processo! É sabido que um dos motivos para a contratação dos mais novos é devido as organizações buscarem profissionais para os próximos 20 e 30 anos, mas isto não é NOVO, sempre existiu e este é de fato o caminho para se manter a cultura e a existência das empresas ao longos dos anos.
Contudo, considero um erro estratégico das organizações não saberem "dosar a equipe" e com isto alcançar a formação necessária dos mais jovens ao receberem o conhecimento dos mais velhos. Uma equipe boa e que atende os pontos e desafios em debate no dia-dia pode ser composta entre 60% a 70% de profissionais novos e com pouca experiencia e complementando com profissionais de maior experiência.
Mas, ao contrário disto, percebe-se que empresas tendem a uma quantidade muito grande de profissionais novos e inexperientes e buscando suprir a falta do conhecimento como os "consultores" com carga horária parcial.
Recomendaria atenção na distribuição do perfil dos profissionais que formarão o grupo de trabalho de forma a alcançar os resultados esperados e projetados pela empresa, permitindo assim atingir as metas do projeto e as metas projetadas para os X anos à frente, com total aderência aos preceitos organizacionais e institucionais com total segurança e dentro dos custos e prazos estabelecidos.